bannerRisco

Risco

Disciplina e independência no controle de risco são condições fundamentais para o retorno dos investimentos de nossos clientes no longo prazo.

Todas as atividades operacionais, administrativas e de controle de risco da Pacifico Gestão de Recursos funcionam de forma segregada à gestão de investimentos, com o objetivo de fiscalizar o mandato concedido pelos clientes à Pacifico Gestão de Recursos.

Existe risco em qualquer investimento. Todos os tipos de risco aos quais os fundos e seus investimentos podem estar sujeitos são monitorados pela Pacifico Gestão de Recursos. Diariamente, numerosos controles numéricos e rotinas de acompanhamento são realizados. Ainda que o comportamento dos ativos ao longo do tempo seja altamente instável, é importante monitorar o comportamento passado dos preços e medir a volatilidade. Contudo, o principal fator de risco considerado pela Pacifico Gestão de Recursos é a possibilidade de grandes perdas. É preciso estar ciente da ocorrência de eventos raros e de distribuições assimétricas. Alterações extremas e bruscas na conjuntura econômica, tanto no cenário interno quanto externo, podem – e costumam – acontecer. Por este motivo, cenários de estresse devem ser sempre calculados.

O cálculo de cenários de estresse é o principal fator a determinar o limite das posições nos fundos geridos pela Pacifico Gestão de Recursos, juntamente com o controle de liquidez dos ativos. O objetivo é evitar que eventos críticos causem surpresa nos investimentos e manter a fidelidade ao mandato concedido pelos clientes. Nestas simulações, não se deve confiar nas correlações entre diferentes ativos; estas se inverteram inúmeras vezes ao longo das últimas décadas. Desta forma, ao se supor que não existe correlação na variação de preço de diferentes ativos, obtém-se uma metodologia simples, conservadora e perene de simular cenários de estresse.

 

logoComoInvestir


A Pacifico Gestão de Recursos Ltda não comercializa nem distribui cotas de fundos de investimento ou qualquer outro ativo financeiro. As informações contidas nesse material são de caráter exclusivamente informativo. Fundos de investimento não contam com a garantia do administrador, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do fundo garantidor de créditos – FGC. A rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. Para avaliação da performance dos fundos de investimento, é recomendável uma análise de períodos de, no mínimo, 12 (doze) meses. Ao investidor é recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento dos fundos de investimento ao aplicar seus recursos. Estes fundos utilizam estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimento; tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em significativas perdas patrimoniais para seus cotistas, podendo inclusive acarretar perdas superiores ao capital aplicado e a conseqüente obrigação do cotista de aportar recursos adicionais para cobrir o prejuízo dos fundos.
Desenvolvido por BAD - Brazilian Art Developers